O Instituto Couto Maia – ICOM é a evolução do antigo Hospital Couto Maia, que tem origem no Hospital de Isolamento de Mont-Serrat criado em 1853 para atender as vítimas de febre amarela que chegavam a Salvador nos navios mercantes brasileiros e de outros países. Em 2012, o Couto Maia foi unido ao Hospital Dom Rodrigo Menezes que era dedicado aos pacientes com hanseníase.
Diante da necessidade da criação de um novo hospital, com instalações mais adequadas ao atendimento dos pacientes do SUS com doenças infectocontagiosas e parasitárias, em 2018, foi inaugurado o ICOM -Instituto Couto Maia, que hoje já realiza 2 mil atendimentos por mês.
A SM Gestão Hospitalar é sócia da concessionária que opera o ICOM, com 50,05% das ações. A SM participou do projeto desde a fase de licitação e foi responsável pela qualificação técnica do consorcio vencedor, em função de sua experiência como operador hospitalar. A SM foi ainda, a responsável pela modelagem financeira para entrega do plano de negócio no leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
Apos assinatura do contrato, a SM elaborou: