SM Gestão Hospitalar

Assessoria Empresarial e Gestão Hospitalar Ltda.

Histórico

A histórica complexidade da prestação de serviços de saúde à população baiana contribuiu para que, em 1996, o Governo do Estado da Bahia, definisse pela idéia de propor a adequação dos hospitais públicos aos parâmetros de eficiência da iniciativa privada, através de um sistema de parceria com empresas.

Acolhida pelo Conselho Estadual de Saúde e aprovada na Assembléia Legislativa, nesse mesmo ano, essa decisão, pioneira no Brasil, revela-se hoje inteiramente vitoriosa diante dos resultados alcançados e da sua repercussão em níveis estadual até internacional.

O sistema de parceria, já no quinto ano de sua implantação, além de contar com testemunhos expressivos por parte da população atendida, despertou o interesse da comunidade científica brasileira, com o apoio do Instituto Brasileiro de Qualidade Nacional – IBQN e do Instituto Juran, tendo a Universidade Estadual de Santa Cruz oficializado o Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, na cidade de Itabuna, como hospital escola da sua Faculdade de Medicina.

Na capital do Estado, Salvador, o Bureau Veritas Quality Internacional de Londres, Inglaterra, concedeu, em abril de 2000, a Certificação na Norma ISO 9002 ao Hospital Carvalho Luz, o primeiro hospital público no Brasil a receber essa qualificação. Hoje, já é possível ver inúmeros hospitais públicos geridos por empresas privadas, com uma estrutura moderna, em termos de gestão administrativa e técnica capaz de oferecer atendimento médico com qualidade.

A partir da qualidade dos serviços ofertados, pode-se inferir que os resultados alcançados superam as expectativas, cujo melhor atestado é o reconhecimento da população. Para conquistá-lo, a SM desenvolveu tecnologia própria apoiada em um sistema de gestão compartilhada com garantia de metas.